Se você está com dificuldades com coisas costumeiras, que fazem parte do seu dia a dia (como dirigir, ler, costurar, mexer no celular e até andar levando tropeções e quedas frequentes), é sinal que você precisa fazer um check-up oftalmológico.
Embora seja mais comum em pessoas idosas, a catarata também pode afetar a partir dos 50 anos. O que acontece é o desgaste natural do cristalino, tornando as imagens embaçadas e de difícil reconhecimento. O cristalino se torna opaco e por isso a visão fica embaçada e turva, distorcendo as imagens e gerando uma sensação de que as cores estão desbotadas, dificuldade para ver à noite, entre outros sintomas.
Esse problema normalmente se desenvolve ao longo dos anos, mas o sintoma também pode surtir efeito mais rápido. O ideal, ao perceber o sintoma, é procurar um oftalmologista.
No tratamento cirúrgico, o cristalino é removido e o cirurgião coloca uma lente intraocular para substituí-lo. A cirurgia de catarata é uma das cirurgias mais realizadas e seguras que existem.
Agende já sua consulta, se cuide, se trate, melhore sua qualidade de vida!